segurança

Operação Avante emprega futuros soldados para reforço no policiamento

Camila Gonçalves

Foto: Brigada Militar (Divulgação)/Uma das ações da Operação é a identificação de suspeitos

As ruas de Santa Maria ganharam um incremento no policiamento desde as 7h de quarta-feira com a Operação Avante Visibilidade da Brigada Militar. O objetivo da ação é o combate, a prevenção e a repressão à violência e à criminalidade. Desde a manhã de quarta-feira, além do policiamento ostensivo regular, a cidade conta com a presença de mais 36 policiais atuando nos pontos com maior índice de ocorrências. O aporte de pessoal deve suprir a ausência dos PM's que se deslocaram para a Operação Golfinho, no Litoral gaúcho. Dos 29 municípios da região que integram o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO), partiram 93 brigadianos. 

Polícia investiga denúncia de pai que ofereceu filha para ato sexual em troca de bebida

O efetivo extra da Operação Avante é formado por alunos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) de Santa Maria. Os futuros soldados são distribuídos nos turnos da manhã, tarde e parte da noite nos eixos mapeados pelo Sistema Avante, que informa, em tempo real, os dados das ocorrências atendidas pela Brigada Militar. O sistema tem guiado o planejamento da instituição em operações como esta.

Mais de 80% de homicídios foram desvendados em 2017

De acordo com o chefe da 3ª Seção do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), capitão Gustavo Dubou, o centro, o leste e o oeste de Santa Maria são as zonas de maior atuação:

- O sistema é atualizado todos os dias. Dessa forma, centralizamos as energias do efetivo nos locais e horários onde ocorrem os crimes. Os alunos trabalham em duplas e são supervisionados já que a operação funciona com uma estágio. Procuramos coibir, com a presença da Brigada Militar, os crimes mais frequentes, como roubo a pedestre.

Antes da Operação Avante Visibilidade, o treinamento prático dos alunos se resumia a algumas disciplinas do curso, como fiscalização de trânsito. Agora a ideia é que eles sejam empregados no policiamento no período de férias das aulas teóricas. A operação vai até o dia 19 de fevereiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quatro veículos são destruídos pelo fogo durante a noite em Santa Maria

Próximo

Polícia investiga denúncia de pai que ofereceu filha para ato sexual em troca de bebida

Polícia/Segurança